top of page

Analise CELLS AT WORK! / HATARAKU SAIBOU episódio 5 //Alergia

hataraku saibou ep 5

Vamos para mais um episódio, esse sobre alergia então para começar vamos apresentar uma nova célula e mais uma coisa várias das células do ep passado, o 4 vão ser importantes nesse aqui, então pode dar uma passadinha lá

ree

Célula B: é que produz os anticorpos, que para quem não sabe são proteínas desenhadas para grudar perfeitamente nos invasores, assim avisando para nosso sistema imune quem atacar, ou seja, se quiser uma analogia, é quem gruda nas suas costas um: me chute, sabe que aparece direto em filmes, aí os o sistema imune só obedece.

Também vale lembrar que os anticorpos podem ter a função de “estragar” as armas dos inimigos, por bactérias e afins tem em sua superfície proteínas desenhadas para se encaixar em nossas células e atacar ou se proteger, principalmente os vírus que usam isso para injetar DNA nas nossa células, porém como os anticorpos cobrem essas proteínas, elas perdem a função de ataque, seria  como se você tivesse uma arma de água, aí vai um arrombado! E gruda a ponta com cola quente, depois disso não vai mais conseguir disparar, né.


ree

Célula de memória:  Como o próprio nome já dá a entender, é a célula responsável por lembrar da infecção que já tivemos, assim como lembrar qual o melhor forma de resolver o problema, claro isso só se você não for alérgico, porque nesse caso esse porra se confunde, levando a uma resposta exagerada do nosso sistema imune, o que é representado no anime pelo fato do maluco ser histérico, além de conspiracionista.

A propósito é essa a células que nos dá imunidade a doenças, pois depois de sermos infectados uma vez, o corpo lembra como produzir os anticorpos , por isso ninguém pegar catapora duas vezes , isso só se não for um vírus mutante, tipo o da gripe que muda de look todo ano, aí nosso corpo não reconhece.



ree

Pólen: também acho justo apresentar nosso inocente inimigo, que na verdade não faz nada em nosso organismo. Mas  bem, ele basicamente é uma célula vegetal, quase um espermatozoide de planta, que fica flutuando por todo canto, ou pode chamar ele de um grande  gadão guerreiro, que vai até os confins do mundo procurando uma mulher, um grande soldado nessa luta, como nos.


Alergia:

Agora que já apresentei todo mundo, podemos ir ao tema principal do episódio, a alergia, a qual como o anime deixa bem claro, é apenas uma reação exagerada do nosso corpo, a um inimigo que nem sequer existe, é quase uma teoria da conspiração, que nossas células fazem.

Mas como isso acontece? Bem, em resumo funciona assim, entra o pólen ou outro alérgico normalmente por via respiratória, porém o corpo onde se passa hataraku, aparentemente sofre de rinite, ou outro ite, ou seja, seu corpo não sabe lidar com o pólen, no caso. Portanto a célula de memória se confunde e acha que é uma grande ameaça, por isso avisa os  Basófilos e os Mastócitos (os mesmo do episódio passado), eles por sua vez liberam substâncias químicas para lidar com a infecção, no caso do episódio foi histamina, que por sua vez causa inflamação, dilatação dos vasos sanguíneos e pode baixar sua pressão, até matando em alguns caso, além do fato que o próprio ataque do sistema imune contra o pólen gera danos, pois nossos glóbulos brancos saem matando tudo pra caçar o pólen. 

Por fim para combater essa reação usamos medicamentos, apesar de só em casos grave, sendo no anime representado por um robô, por ser algo artificial, feito por humanos e tals.


ree

Porém como pode ver o medicamento causou uma boa quantidade de danos, isso ocorre imagino eu, por que o remédio usado foi um esteroide, o qual é bem generalista para alergias, por isso foi representado atacando tudo, além de que todo remédio causa algum dano, pois eles não são exatamente mísseis tele guiados. Vale dizer que os esteroide não são exatamente como no anime, pois invés de sair matando tudo, o que ele combate é a histamina ou outra substância química do mesmo tipo.

Como ele faz isso? Nossas celular tem em sua superfície receptores, com formatos específicos para receber mensagens químicas, tipo umas antenas, contudo os esteroides são substâncias químicas folgadas, que vão e se enfiam no lugar onde a histamina deveria entrar, inclusive quando eu disse que esteroides são generalistas, é porque eles são tão folgado, que podem tomar o espaço de várias substâncias química.

Por fim fica de curiosidade é assim que a cafeína te deixa sem sono, pois ela entra nos  “receptores do sono”, aí seu corpo não “sabe” que tá com sono, porém nosso corpo é bem adaptável, então ele produz mais dessas “antenas”, suficientes tanto para a folgada da cafeína, quanto para as mensagens químicas, aí você vai lá e toma mais café para compensar isso.

ree

Só uma última curiosidade, de fato glóbulos branco mei que comem patógenos, tanto para podermos identificar, tanto para literalmente matá-los, isso se chama fagocitose, até por isso diferente de como é mostrado no anime, glóbulos brancos são bem maiores do que as hemácias. 


História

Não tô afim de perder muito tempo falando sobre o que acontece no ep, por que tem na netflix é muito bom, então é só ir assistir, além do mais imagino que já o tenham feito. De qualquer forma achei o episódio bem engraçado e fiquei com pena do pólen, além de a metáfora para explicar alergia usada no episódio ser excelente.


Considerações finais: 

Vale sempre lembrar que é possível que tenham informações erradas, apesar de que como base a maior parte no que estou estudando para vestibular, para meu próprio bem torço que esteja tudo certo, de qualquer forma se achar algum erro, fique à vontade para apontar e mai uma coisa teve um playlist de um médico reagindo a esse anime que me ajudou bastante para escrever isso, é em inglês, então se souber recomendo assistir, se não recomendo de qualquer jeito, por que vai te ajudar a treinar.


Link da playlist:

Comments


Otakus entediados

bottom of page