top of page

Hataraku saibou/ cells at work, análise escolar.


A ideia desse post, é começar um projeto onde eu explico um pouco melhor a parte científica de algum anime, baseado naquilo que estou estudando para o enem e vestibulares, basicamente eu já ia estudar de qualquer jeito, então preferi não desperdiçar a pesquisa, vai começar pelo episódio 4, por que tive essa ideia quando estava assistindo ele e tô com preguiça de reassistir, o que acabei de ver.



Episódio 4:


Estômago:


O meu foco será no sistema imunológico, já que é o que estou estudando, mas não custa nada dar uma pincelada no estômago.

Então, sabe essa meio que parede(vidro de aquário), que vemos entre as células e o suco gástrico, isso é chamado de mucosa gástrica, que é basicamente uma parede de muco alcalino(básico), servindo para proteger as células. Imagino que o anime deixe bem claro o porquê de precisarmos desse muco, já que representa o suco gástrico como lava, bem na realidade ele é um ácido muito forte, que serve para matar invasores e mais importante para que a enzima pepsina funcione, pois se não estiver em meio ácido ela desnatura, ah! Pra quem não sabe, desnaturar é tipo, quando quando seu irmão mais novo chato mastiga as peças de lego, aí elas não encaixam mais, porque perderam a forma original. Só a propósito a pepsina digere proteínas, o resto são outros órgãos que digerem.

aí, um estômago de livro de escola, na moral o de hataraku é muito mais legal.




ree

Eosinófilos (ou, menos comumente, acidófilos


Dando uma definição rápida da Wikipédia, são células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Sendo bem honesto meu professor de bio nunca falou dessa célula(que eu me lembre), mas ela é fofa e o episódio é sobre ela então né, não custa nada saber um pouco mais

Como mostrado no anime, ela é uma célula extremamente especializada, por isso não serve para combater qualquer coisa e por isso é produzida em pequena escala, comparada a outros tipos de glóbulos brancos, até por isso não aparece outra do mesmo tipo no anime(acho).

Obviamente para fazer esse trabalho, ela não pode usar o método comum dos glóbulos brancos: fagocintar, que é literalmente comer o invasor, afinal nesse caso o invasor é um protozoário que pode ser ou multicelular ou uma célula grandona e para matá-los, ela “enfia o seu garfo”, para sem prender ao parasita e libera substâncias tóxicas, os quais digerem o parasita, matando ele.

A propósito não tenho certeza, mas pelo nome da célula: acidófilos(afinidade por ácido), imagino que as substâncias liberadas sejam ácidas, ou sei lá, fiquei com preguiça de procurar.


ree

Basófilos,liberam substâncias químicas, causando alergia, o que atrai outros glóbulos brancos, no caso do episódio vemos ele liberando histamina de fórmula química C₅H₉N₃, causando efeitos tais como extravasamento de plasma que acarreta o aparecimento de edemas, vermelhidão, coceira dentre outros.

Vale dizer que pelo que pesquisei ele não luta diretamente, ou pelo menos não vi nada sobre isso,então acho que é só tipo o cara que fica gritando: “eu não deixava” ou “ei, sabe o que o fulano falou sobre você”, mas nunca se envolve, só coloca lenha na fogueira.

Também tem forte influência no choque anafilático, até mais do que os mastócitos, outra célula da qual falei, pra quem quer saber choque anafilático, é o motivo por que não posso tomar leite, basicamente por que esse porra reage exageradamente a alguma substância, aí dá merda, uma reação alérgica forte.


ree

Monócitos: São células grandes, livres, cuja principal função é armazenar mediadores químicos da inflamação, como heparina (anticoagulante), histamina (vasodilatador), serotonina, entre outros, que são liberados de acordo com a necessidade, ou seja dependendo do “inimigo”.

Assim como os basófilos assim que tem o primeiro contato com o alérgeno (basicamente o id do invasor), ela promove reações alérgicas denominadas “reações de sensibilidade imediata”, nas quais atrai os leucócitos até o local e causa também vasodilatação, para o sangue andar mais rápido






Granulócitos:

Agora que já apresentei os novos glóbulos brancos do episódio, posso falar de algo interessante pois eles são juntos do protagonista(neutrófilo) Granulócitos, os quais são uma das classificações dos leucócitos, os quais são divididos entre Granulócitos e os Agranulócitos.

Sobre suas função, bem eles tem esse nome, por terem grânulos(pacotinhos de substâncias), os quais são liberados dependendo da situação, sendo responsáveis por coordenar nossa resposta imune, liberando, atraindo outros glóbulos branco, de várias formas, por exemplo como mostrado nesse episódio, com uma reação alérgica.

Não só fazem papel de atrair outros glóbulos brancos como também são capazes de liberar substâncias tóxicas, para matar invasores, como no caso da menina de roupa rosa.



Por fim, vamos ao patogênicos, apesar de não importar muito conhecer eles.

ree

Só como um extra já que a bactéria(Enteritis vibrio) aparece no anime, a imagem é auto explicativa, mas para quem não sabe inglês, basicamente é uma bactéria oceânica, basicamente que você pode pegar comendo frutos do mar e causa intoxicação alimentar e dor de estômago.




ree

É um gênero de nematoides parasitas que possuem ciclos de vida envolvendo peixes e mamíferos marinhos. Eles são ineficazes para os seres humanos e causam anisaquíase. As pessoas que produzem imunoglobulina E em resposta a esse parasita podem subsequentemente ter uma reação alérgica, incluindo anafilaxia, após comerem peixes infectados com as espécies de Anisakis.




História:

Não tô afim de perder muito tempo falando sobre o que acontece no ep, por que tem na Netflix é muito bom, então é só ir assistir,além do mais imagino que já o tenham feito. De qualquer forma achei o episódio bem engraçado e gostei da menina de rosa, ela é legalzinho.



Considerações finais:

Vale lembrar que é possível que tenham informações erradas, apesar de que como base a maior parte no que estou estudando para vestibular, para meu próprio bem torço que esteja tudo certo, de qualquer forma se achar algum erro, fique à vontade para apontar e mai uma coisa teve um playlist de um médico reagindo a esse anime que me ajudou bastante para escrever isso, é em inglês, então se souber recomendo assistir, se não recomendo de qualquer jeito, por que vai te ajudar a treinar.



Comentários


Otakus entediados

bottom of page